destruída em combates - Mundo - iG" /

Cidade paquistanesa foi destruída em combates

A dimensão da destruição causada pelos conflitos na principal cidade do Vale do Swat começou a ficar clara neste domingo, em meio à preocupação com a situação da população na região. No sábado, os militantes do Taleban foram expulsos de Mingora por tropas do Exército paquistanês.

BBC Brasil |

O repórter da BBC Rifatullah Orakzai, que esteve na cidade, disse que todos os prédios e lojas da praça principal foram transformados em escombros.

A Cruz Vermelha Internacional diz estar "seriamente preocupada" com a situação dos habitantes da região, já que não há água, eletricidade, combustíveis ou geradores. A maior parte das instalações médicas parou de operar e a comida é escassa, segundo a organização.

"As pessoas do Swat precisam de maior proteção e assistência imediatamente", disse Pascal Cuttat, chefe da comissão da organização no Paquistão.

Um representante do escritório das Nações Unidas para assuntos humanitários, Fawad Hussein, também declarou que "a população está sendo obrigada a procurar fontes de água alternativas, o que está causando doenças".

Os moradores, no entanto, já puderam começar a procurar suprimentos no mercado local, depois que o toque de recolher foi suspenso. Cerca de 2,5 milhões de pessoas abandonaram suas casas desde que as operações militares começaram no Vale do Swat há mais de um mês.

Combates 

O secretário de Defesa do Paquistão, Syed Athar Ali, afirmou que as operações em todo o Vale do Swat devem terminar nos próximos dias já que restam "apenas 5 a 10%" do trabalho de varrer o Talebã da região.

Mas líderes militares foram mais cautelosos. Um porta-voz do Exército disse que não é possível prever quando as operações vão ser concluídas.

"É difícil divulgar um cronograma porque este é um inimigo evasivo, que tem redutos no interior", disse o general Athar Abbas.

Enquanto isso, um ataque de militantes contra uma base do exército paquistanês na fronteira com o Afeganistão terminou com 40 rebeldes e quatro soldados mortos, numa batalha que teria durado oito horas, segundo informações divulgadas por militares.

Os Estados Unidos estão dando apoio ao Paquistão nas operações, que estão ligadas à ofensiva americana contra o Taleban no Afeganistão.

Leia mais sobre Vale do Swat

    Leia tudo sobre: vale do swat

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG