Cidade eslovaca construirá maior estátua do Cristo do mundo

Bratislava, 18 abr (EFE) - A cidade eslovaca de Presov, ao nordeste do país, construirá a maior estátua de Cristo no mundo, com 39 metros, superando o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem um metro a menos.

EFE |

"Trata-se de uma iniciativa do prefeito da cidade, Pavel Hagyari, concebida há dois anos, antes de ele entrar na Prefeitura", disse hoje à Agência Efe Michal Kalinak, porta-voz municipal.

No modelo, Cristo aparece em gesto sacerdotal, vestido com uma túnica e de braços abertos, em sinal de acolhida.

Com uma altura de 33 metros e uma base de 6, esta obra de 39 metros superará o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que tem 38 metros, e o Cristo do Otero em Palencia, Espanha, que mede 30 metros.

"Nem um centavo do orçamento da Prefeitura será usado para este fim, mas são muitas as empresas e particulares que declararam que participarão de seu financiamento", acrescentou Kalinak.

O custo se elevará a 30 milhões de coroas (900 mil euros), e será constituída uma fundação para implementar o projeto, disse o porta-voz.

A estátua, desenhada pelo escultor Martin Pala, da capital, Bratislava, terá um compartimento interno para permitir a realização de trabalhos de manutenção.

Um dos objetivos declarados por Hagyari com esta gigantesca obra é aumentar o fluxo turístico à cidade, capital da região dos Montes Tatra. EFE gm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG