Cidade do México retoma atividades de forma tímida

México, 6 mai (EFE).- Os restaurantes da Cidade do México, que reabriram suas portas hoje após permanecerem fechados desde o último dia 29 por causa da gripe suína, aguardam hoje seus primeiros clientes, enquanto a capital mexicana retoma com timidez suas atividades suspensas pelo foco da doença.

EFE |

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

Após passar cinco dias praticamente parada para lutar contra a gripe, a metrópole de 19 milhões de habitantes retoma hoje suas atividades nas esferas pública e privada.

O secretário de Saúde do Distrito Federal mexicano, Armando Ahued, anunciou hoje em entrevista coletiva que, pelo sexto dia consecutivo, não houve registro de mortes causadas pela gripe na capital do país, onde 60 pessoas ainda permanecem hospitalizadas por sintomas relacionados ao vírus da doença.

Na mesma entrevista coletiva, o prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, agradeceu aos habitantes da cidade pelo "grande esforço" feito nos últimos dias e que facilitou a diminuição no número de casos da gripe.

As autoridades da capital devem revisar para baixo hoje à tarde o alerta de saúde, atualmente no nível elevado (laranja) e que pode cair para médio (amarelo), o segundo mais brando de cinco possíveis.

A maioria das empresas vai retomar a partir de hoje suas atividades de forma quase plena. Mulheres grávidas ou em período de amamentação estão dispensadas do trabalho.

Em teoria, 35 mil restaurantes da cidade também poderão reabrir suas portas hoje sob o cumprimento de estritas medidas de higiene e prevenção.

Os restaurantes só poderão abrir a 50% de sua capacidade, deverão reforçar a higiene e, a cada 10 metros quadrados, deverá haver apenas uma mesa de quatro pessoas.

Amanhã, retornam às aulas todos os estudantes de ensino superior da capital mexicano. O restante o fará de forma gradativa até a próxima segunda-feira. EFE jd-act/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG