rebatizada de gripe A H1N1), e reabriram ao público cinemas e estádios desportivos, mas observando medidas de prevenção." / rebatizada de gripe A H1N1), e reabriram ao público cinemas e estádios desportivos, mas observando medidas de prevenção." /

Cidade do México baixa alerta e reabre cinemas e estádios

As autoridades sanitárias da Cidade do México, capital mexicana, baixaram hoje o alerta sanitário gerado pela gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1), e reabriram ao público cinemas e estádios desportivos, mas observando medidas de prevenção.

Redação com Agência EFE |

AP

Homem abre portão de restaurante em primeiro dia
que Cidade do México volta a funcionar

No dia 28 de abril, a Prefeitura havia restringido as atividades em ginásios, cinemas e teatros, e desde 24 de abril os jogos de futebol estavam sendo realizados com os portões fechados, devido à epidemia.

As autoridades reduziram o alerta de laranja (elevado) a amarelo (médio), e também reabriram as praças de touro e casas noturnas da capital.

Nesta quarta-feira, o Comitê Científico de Vigilância Epidemiológica e Sanitário informou que, com a decisão, a partir desta quinta-feira será possível reabrir os estabelecimentos que foram fechados para evitar contágios por aglomerações.

No entanto, a reabertura destes locais deverá completar normas de prevenção sanitária, como "utilizar equipamento de proteção pessoal (máscaras, luvas e outros) quando se esteja em contato permanente e prolongado com grupos numerosos de pessoas".

O secretário de Saúde da capital, Armando Ahued, disse em entrevista coletiva que a medida foi adotada com base no comportamento do surto epidêmico nos últimos dias, tanto na cidade como no resto do país. Segundo o departamento, a epidemia tende a enfraquecer, assim como a presença de casos graves entre os contagiados

A Secretaria de Saúde federal informa que o número de mortes pela epidemia de gripe suína subiu entre ontem e hoje de 29 a 42, e os contágios de 913 a 1.070.

Jogos de Futebol

Após reunião com funcionários do governo, o secretário-geral da Federação Mexicana de Futebol (FMF) Decio de María Serrano anunciou a reabertura ao público dos estádios locais. "Podemos informar que a 17º rodada (do Campeonato Mexicano) será jogada com os portões abertos", declarou De María.

A FMF informa ainda que entrará em contato com a Concacaf e a Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) para que estes organismos decidam sobre as partidas por competições que não seriam disputadas no México por causa da gripe suína.

O Chivas Guadalajara enfrentará o São Paulo e o San Luis joga contra o Nacional, do Uruguai, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores, e as partidas com mando de campo dos mexicanos ainda estão com local indefinido.

Leia também


"Gripe suína" no Brasil


Entenda a "gripe suína"

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG