Cidade do México (1968): Nélson Prudêncio é prata no salto triplo

Redação Central, 2 ago (EFE).- Depois de conquistar apenas um bronze em Tóquio, o Brasil colheu melhores resultados nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968, com a medalha de prata de Nélson Prudêncio no salto triplo, além de terceiros lugares no boxe e no iatismo.

EFE |

Em uma final muito disputada, onde os três medalhistas superaram o recorde mundial, Prudêncio saltou 17,27 metros - cinco centímetros acima do terceiro colocado, o italiano Giuseppe Gentile, e 12 centímetros atrás do campeão, o soviético Viktor Saneyev.

A marca foi suficiente para honrar a escola brasileira, bicampeã olímpica da modalidade com Adhemar Ferreira da Silva em Helsinque e Melbourne.

Mas as medalhas não pararam por aí. O boxe, que havia chegado às quartas-de-final em três Jogos anteriores, finalmente subiu ao pódio com o peso mosca Servílio de Oliveira, que dividiu o bronze com Leo Rwabwogo, de Uganda, após perder por pontos na semifinal para o mexicano Ricardo Delgado.

O iatismo também teve boa participação com a dupla Buchard Cordes e Reinaldo Conrad, bronze na classe Flying Dutchman. Além deles, os irmãos Axel e Erik Schmidt terminaram em sétimo na Star, e Jorge Bruder em nono na Finn.

Quem voltou sem medalhas desta vez foi o basquete, que desceu uma posição em relação aos Jogos de Roma e Tóquio e ficou em quarto. O que não mudou foi a seqüência de derrotas para americanos e soviéticos na reta final, depois de vitórias sobre Marrocos, Bulgária, México, Polônia, Coréia do Sul e Cuba.

Os nadadores brasileiros competiram em seis modalidades e também não trouxeram medalhas, mas chegaram perto com Sylvio Fiolo, quarto colocado nos 100 metros peito.

As seleções de futebol e vôlei seguiram com as respectivas sinas de Jogos anteriores e não foram muito longe. Também não houve grandes destaques na esgrima, hipismo, levantamento de peso, pólo aquático, remo e saltos ornamentais. EFE ev/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG