OBAMA - Os sinos das igrejas soaram, fogos de artifício estouraram no céu e as pessoas dançaram a hula na fria cidade japonesa de Obama, na terça-feira, para comemorar a posse de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos.

A festa começou várias horas antes da cerimônia oficial norte-americana. A cidade, que fica no oeste do Japão, se tornou a maior entusiasta de Obama.

Mais de uma centena de fãs do novo presidente norte-americano se reuniram em um templo budista para comemorar a posse em estilo havaiano - um tributo ao local de nascimento de Barack Obama.


Festa em Obama antes de posse em Washington / AP

Um grupo chamado "Meninas e Meninos de Obama", composto por sete homens e 15 mulheres, dançou a hula enquanto outros cantaram uma canção dedicada ao presidente e à cidade de Obama.

"Esperei tanto por este dia. Estamos muito felizes pelo presidente Obama - o novo líder mundial", disse à Reuters Chikako Shimizu, que comanda as "Obama Girls".

Algumas pessoas disseram que iriam continuar comemorando por horas no tempo congelante.

"Vamos celebrar a posse até amanhã de manhã", disse Rian Obata, 67, enquanto dançava música havaiana.


Como nos EUA, posse de Obama aquece o comércio na cidade japonesa / AP

As lojas de souvenires locais vendem placas com a inscrição "Eu amo Obama", além de bolos e doces.

Barack Obama tem conhecimento da existência da cidade-xará. No ano passado, ele mandou uma carta de agradecimento pelos doces de boa sorte que recebeu dos moradores.

Análises

Opinião

Leia também:

Galerias de fotos

Vídeos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.