Cidade de Liverpool pode proibir filmes com fumantes para menores

Londres, 10 ago (EFE).- A cidade de Liverpool, no Reino Unido, estuda classificar como proibida para menores de 18 anos a exibição de filmes que mostrem atores fumando, informou hoje a Prefeitura local.

EFE |

Apesar de grandes mitos da sétima arte como James Dean, Marlon Brando e Audrey Hepburn terem chegado a transformar o ato de fumar em algo considerado sexy, a Prefeitura de Liverpool alega que quer tomar medidas para evitar que as futuras gerações sofram doenças em consequência do consumo de tabaco.

No entanto, a nova classificação não afetaria filmes que retratem figuras históricas que fumavam ou que lancem uma mensagem "claro e não ambígua dos perigos do tabagismo", disse a Prefeitura da cidade que foi berço dos Beatles.

Por enquanto, o plano foi encaminhado para sua aprovação pela autoridade competente, a Comissão de Licenças e Jogo. Caso receba sinal verde, os cinemas de Liverpool terão que notificar a Prefeitura com 21 dias de antecedência caso tenham a intenção de exibir filmes com imagens de fumantes.

A cidade lançou hoje uma consulta pública em seu site para saber da opinião dos cidadãos sobre o projeto.

"Encorajamos o maior número de pessoas possível a participar, porque queremos ter um amplo leque de opiniões antes de tomar uma decisão sobre este assunto", disse o presidente da Comissão de Licença e Jogo, Malcolm Kelly.

O Conselho Britânico para a Classificação de Filmes (BBFC, na sigla em inglês) é a entidade que normalmente se responsabiliza no Reino Unido por definir a censura por faixa etária para os filmes exibidos no país. No entanto, em virtude de uma lei de 2003, as autoridades municipais têm poderes para classificar ou reclassificar filmes dentro de sua área de atuação. EFE pa/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG