Cidade da Escócia oferece dinheiro para que fumantes deixem o tabaco

Londres, 21 jun (EFE).- Os fumantes das regiões mais desfavorecidas de Dundee (Escócia) receberão dinheiro para deixarem o tabaco de lado, informou hoje o Serviço Nacional de Saúde (NHS).

EFE |

A iniciativa - que é promovida pelo NHS, pela Prefeitura de Dundee e pelo Governo escocês - é um projeto piloto por meio do qual as autoridades pagarão aos participantes 12,50 libras semanais (15,75 euros) durante três meses.

O dinheiro será colocado em um cartão eletrônico que não pode ser usado para a compra de cigarros ou álcool, mas sim para a aquisição de alimentos frescos como frutas e verduras.

Além disso, as pessoas que participarem deste programa receberão um tratamento contra nicotina na farmácia de seu bairro, na qual passarão por uma análise semanal para provarem que não fumaram nenhum cigarro.

As autoridades calculam que cerca de 36 mil fumantes moram em Dundee, a metade dos quais vivem na pobreza, e desejam que pelo menos 900 abandonem este vício nos próximos dois anos.

Segundo Andrew Radley, que é consultor em saúde pública e que fez o projeto piloto, a iniciativa "envolverá as comunidades mais desfavorecidas de Dundee e possivelmente representará uma verdadeira diferença para sua saúde a longo prazo".

"Deixar de fumar é a decisão de estilo de vida mais importante que qualquer um pode tomar para melhorar sua saúde de forma imediata", declarou Radley.

Caso o projeto piloto - no qual foram investidos 500 mil libras (630 mil euros) - tenha êxito, a experiência pode ser ampliada para toda a Escócia. EFE pa/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG