Cidade argentina de Rosário homenageará Che por seu 80º aniversário

Buenos Aires, 15 mai (EFE).- A cidade argentina de Rosário prestará homenagem a seu cidadão mais ilustre, Ernesto Che Guevara, que nasceu no local em 14 de junho de 1928 e se tornou o guerrilheiro revolucionário mais célebre do século XX, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

Grande parte das atividades, que ocorrerão nos dias 13, 14 e 15 de junho, se centrará na inauguração de uma estátua feita com o bronze de milhares de chaves entregues de maneira voluntária por quem quisesse dedicar sua homenagem particular.

A obra foi realizada pelo artista Andrés Zerneri e chegará à cidade de Rosário de navio a partir de Buenos Aires.

O prefeito de Rosário, Miguel Lifschitz, explicou hoje na capital argentina que para os moradores de Rosário é transcendental "recuperar a vida e a luta de 'Che', uma figura com um enorme significado e conteúdo para aqueles que trabalham por um mundo melhor".

Nos atos programados, além da inauguração da estátua, estão incluídas conversas sobre a figura do revolucionário com intelectuais como o escritor Osvaldo Bayer, recitais com músicos como León Gieco, e numerosas conversas e mesas-redondas nas quais serão expostos os diferentes aspectos que rodeiam esta figura quase mítica.

A ministra de Cultura da província de Santa Fé, María de Los Angeles González, disse que os argentinos não celebrarão a morte do Che, mas seu nascimento, e que será "um aniversário, uma alegria, um festejo, um caminho, um amor, um carinho" a quem nasceu como um quase anônimo Ernesto Guevara e morreu sendo "o melhor embaixador, um revolucionário".

Durante o fim de semana do aniversário de nascimento de Che espera-se que cheguem à Rosário milhares de intelectuais, artistas e gente de todos os tipos interessados em homenagear Guevara e aprender algo mais sobre sua vida, seus pensamentos ou seus métodos revolucionários.

De forma paralela aos atos oficiais será realizada também em Rosário o 8º Encontro de Solidariedade com Cuba, entre outras homenagens e atividades previstas. EFE aal/bm/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG