Ciclones tropicais têm papel importante no ciclo do carbono, diz pesquisa

(embargada até 15h de Brasília) Londres, 19 out (EFE).- Os ciclones tropicais desempenham um papel importante no ciclo do carbono, pois transportam o carbono orgânico da biosfera terrestre até a profundeza dos oceanos, segundo um artigo publicado hoje pela revista científica britânica Nature Geoscience.

EFE |

Cientistas da Universidade de Cambridge (Reino Unido) descobriram que as inundações causadas pelos tufões arrastam uma grande quantidade de carbono orgânico "jovem", aquele que passou recentemente da atmosfera para a superfície terrestre, até as profundezas marinhas.

A equipe de pesquisas, liderada por Robert Hilton, chegou a essas conclusões após analisar a erosão fluvial e a composição dos sedimentos do rio Liwu, em Taiwan, durante períodos de inundações causadas por ciclones tropicais.

Nesse pr ocesso, os pesquisadores descobriram que entre 80% e 90% das partículas orgânicas não fósseis de carbono chegam ao oceano devido a inundações, que arrastam uma grande quantidade de material orgânico da vegetação e do solo.

O deslocamento das águas faz com que os sedimentos terminem freqüentemente no fundo do oceano, o que pode originar o enterro a longo prazo do carbono.

O deslocamento de carbono orgânico da biosfera terrestre para os oceanos pela erosão e o transporte fluvial tem importância no ciclo do carbono.

Mais de um terço deste carbono orgânico procede dos sedimentos dos rios que se originam nas montanhas da região ocidental do Pacífico, muito propensa a ciclones tropicais.

Os cientistas sugerem que os ciclones tropicais proporcionam as condições ideias para a distribuição e o enterro das partículas não fósseis de carbono nas profundezas do oceano.

Esse transporte é moderado pela freqüência, intensidade e duração dos ciclones tropicais, explicam.

Agora, os pesquisadores terão que determinar a importância global que esta descoberta tem no ciclo do carbono. EFE vmg/wr/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG