Ciclista percorre 5.000 km para assistir à posse de Obama

As noite mal dormidas em uma barraca de acampamento e um acidente com um jipe não foram obstáculos para Ryan Bowen no percurso que fez com sua bicicleta para assistir à posse de Barack Obama terça-feira 20 de janeiro em Washington.

AFP |

O jovem, de 22 anos, chegou na manhã de domingo à capital americana, após percorrer quase 5.000 km em seis semanas desde sua casa em Los Angeles (Califórnia, oeste).

"Eu me senti inspirado pela mensagem de mudança de Obama na campanha presidencial", explicou. "No início eu achava que meus joelhos iam explodir", afirmou este fotógrafo que perdeu cinco quilos durante o périplo.


Ciclista pedalou 5 mil quilômetros para a posse de Obama / AFP

Bowen, que antes não havia pedalado mais de 30 km em um único dia, percorreu em média 130 km diários e chegou a 240 km sob um céu azul da Flórida (sudeste).

Filho adotivo de uma família branca de Portland, em Oregon (noroeste), o ciclista tem origens multirraciais, com uma mistura de sangue indiano, afro-americano e branco.

Segundo ele, sua odisséia foi "só uma idéia louca que deu certo", foi filmada pelo diretor de documentários Albert Velazquez, que o acompanhou de carro em alguns trechos da viagem.

Bowen teve a sorte de receber, das mãos do parlamentar de Oregon, Earl Blumenauer, uma das 240.000 entradas para o discurso de posse de Obama no Capitólio.

Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG