Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Ciberpirataria constará do plano europeu contra falsificações

Paris, 26 nov (EFE).- A pirataria através de internet ou ciberpirataria será um dos eixos do futuro plano de ação da União Européia (UE) contra todo tipo de falsificações, anunciou hoje o ministro francês de Orçamentos, Eric Woerth.

EFE |

O plano alfandegário europeu de luta contra este tipo de crime para o período 2009-2012 se concentrará ainda na luta contra as falsificações perigosas à saúde e à segurança, contra a implicação crescente do crime organizado nesse âmbito, e na expansão mundial do fenômeno.

Woerth expôs hoje os principais pontos desta iniciativa diante dos diretores de alfândegas, empresários, responsáveis de federações profissionais e parlamentares que participaram do encerramento do seminário internacional sobre pirataria organizado no marco da Presidência rotativa francesa da UE.

O encontro permitiu a troca de experiências entre os diferentes participantes, assim como de objetivos visando o novo plano, que se iniciará sob a próxima Presidência tcheca da UE e que dá continuidade ao que está vigente na atualidade para o período 2005-2008.

Os assistentes examinaram ainda as possíveis vias para reforçar a eficácia dos funcionários de alfândegas através, por exemplo, do endurecimento das legislações vigentes ou da criação de um "observatório europeu" de luta contra este fenômeno.

Em seu discurso, o ministro francês lembrou o peso que a pirataria e as falsificações de produtos têm sobre as economias dos 27 sócios membros comunitários e insistiu na necessidade de uma resposta "coordenada" para frear um fenômeno, segundo sua opinião, crescente.

Só no ano 2007, os serviços de alfândegas europeus apreenderam 79 milhões de artigos falsificados, assinala o comunicado divulgado pelo Ministério de Orçamentos francês.

No caso concreto da França, acrescenta a nota, nos dez primeiros meses deste ano, as alfândegas do país apreenderam 6,6 milhões de falsificações. EFE pi/jp

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG