CIA tinha programa secreto para capturar ou matar integrantes da Al-Qaeda

A Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos tinha um plano secreto para capturar ou matar integrantes da rede terrorista Al-Qaeda, mas o mesmo foi cancelado pelo diretor Leon Panetta, informa nesta segunda-feira o site do The Wall Street Journal.

Redação com agências internacionais |

Reuters
Ex-vice-presidente dos EUA Dick Cheney

Ex-vice-presidente Dick Cheney

O jornal cita ex-funcionários do serviço de inteligência, sob anonimato, e afirma que a CIA se recusou a comentar o tema. A revelação foi feita horas depois que a presidente da Comissão de Inteligência do Senado confirmou que o ex-vice-presidente dos EUA Dick Cheney proibiu a CIA de informar sobre um programa antiterrorista criado após os atentados do 11 de setembro de 2001.

De acordo com as fontes, a CIA investiu no planejamento e no possível treinamento de agentes para missão, que era baseada em um dispositivo legal de 2001. Mas o plano não havia sido colocado totalmente em prática quando foi cancelado por Panetta.

O jorrnal cita três ex-funcionários da CIA que confirmam que também se analisou a possibilidade de assassinatos seletivos de líderes da Al-Qaeda.

Obama quer explicação

Na semana passada, o jornal New York Times já havia informado que o governo de George W. Bush (2001-2009) tentou reiteradamente bloquear investigações sobre o suposto assassinato de até 2 mil prisioneiros talebans, cometido em 2001 por um líder das milícias afegãs que recebia o apoio da CIA.

Em entrevista concedida à rede CNN, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que já pediu investigação sobre o assunto. "Pedi a minha equipe de segurança nacional que consiga para mim os dados conhecidos, e provavelmente tomaremos uma decisão sobre como encarar quando tivermos toda a informação", afirma Obama.

A entrevista completa com Obama vai ser transmitida na noite desta segunda-feira pela CNN.

(*com informações das agências AFP e Efe)

Leia também:


Leia mais sobre: CIA


    Leia tudo sobre: al-qaedaciaplano secreto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG