Pelo menos 70 pessoas morreram nos últimos dias devido às fortes chuvas de monção que atingiram o estado indiano de Andhra Pradesh, disseram neste domingo fontes oficiais.

As autoridades temem também que o número de vítimas seja ainda maior, porque 27 pessoas continuam desaparecidas, depois que uma correnteza arrastou um caminhão no qual voltavam a seu povoado no distrito de Guntur, segundo a agência indiana "Ians".

Desde terça-feira, as fortes chuvas deixaram muitos danos na capital do estado, Hyderabad, assim como em várias faixas litorâneas da região.

As chuvas se intensificaram durante o fim de semana, e milhares de pessoas perderam suas casas em oito distritos da região, que continuam inundados.

As autoridades de Andhra Pradesh pediram à população residente nas terras baixas que abandone suas casas e vá para áreas mais seguras, e recomendaram aos pescadores que fiquem em terra.

Além disso, a situação é "bastante séria" no distrito de Guntur, onde a acumulação de água provocou o transbordamento do pântano de Kapra e alagou parte das terras mais baixas.

O primeiro-ministro de Andhra Pradesh, E. S. Rajasekhara Reddy, pediu que os funcionários locais permaneçam em alerta, já que há previsão de mais chuvas.

As autoridades iniciaram 75 acampamentos de ajuda para as pessoas evacuadas das áreas atingidas pelas chuvas, que danificaram mais de 127.000 hectares de cultivo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.