Chuvas aumentam número de acidentes de fim de ano nas estradas

Rio de Janeiro, 4 jan (EFE).- As intensas chuvas que caíram no sul e sudeste do Brasil nos últimos dias de 2009 contribuíram para o aumento do número de acidentes de trânsito ocorridos durante as comemorações de Natal e Ano Novo, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

Na rede de estradas administradas pelo Governo federal, 455 pessoas morreram e outras 5.693 ficaram feridas entre 19 de dezembro e domingo passado, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O número de mortos aumentou 4% e o de feridos subiu 24,2% em relação ao ano passado.

Os principais fatores que determinaram este balanço foram a chuva, a "habitual imprudência" dos motoristas e o aumento dos veículos em circulação devido à "recuperação da economia", informou a PRF em comunicado.

Os dados se referem apenas aos 66 mil quilômetros de estradas vigiadas pela PRF, que costumam ser as que apresentam um melhor estado de conservação.

A maioria dos departamentos estaduais de trânsito ainda não ofereceu dados sobre o número de acidentes e de mortos na vasta rede de estradas locais, o que pode elevar consideravelmente o balanço de mortos.

Nos 22 mil quilômetros de estradas estaduais de São Paulo, morreram 19 pessoas e outras 536 ficaram feridas no fim de semana do Ano Novo, segundo o boletim da Secretaria de Estado dos Transportes de São Paulo, divulgado hoje.

Ao contrário do balanço da PRF, o boletim de São Paulo exclui o fim de semana do Natal, quando houve 38 mortos e 594 feridos. EFE mp/sa/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG