Chuva e neve forçam retirada de centenas nos EUA

Por causa de severos danos no sul da Califórnia, governador Arnold Schwarzenegger declara estado de emergência em seis condados

iG São Paulo |

Os estados da Califórnia e Utah, no oeste dos Estados Unidos, viveram na terça-feira um novo dia de fortes chuvas e nevascas que forçaram a retirada de centenas de pessoas. Por causa de severos danos causados por fortes chuvas no sul do Estado, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, decretou estado de emergência nos condados de Kern, Orange, Riverside, San Bernardino, San Luis Obispo e Tulare.

AP
Casa é levada por enxurrada após chubas na área do Resort da Represa de Beaver, no Arizona (21/12/2010)
Segundo a rede de televisão CNN, as autoridades do condado de Los Angeles, na Califórnia, solicitaram o esvaziamento de mais de 200 casas pelo temor de deslizamentos de terra após previsões de mais chuvas torrenciais. Os temporais e ventanias também forçaram a abertura de abrigos, o fechamento de estradas e alertas de deslizamentos de terra, disse Schwarzenegger.

O governador de Utah, Gary Herbert, disse estar preparado para declarar estado de emergência nas áreas do sul do Estado, onde as cheias dos rios já provocaram a queda de uma ponte e obrigaram a retirada em Rockville, uma pequena localidade de 300 habitantes.

"Estamos acompanhando de perto a atividade no sul de Utah e rezando pela segurança de todos os habitantes da área", indicou o escritório de Herbert em comunicado. O Departamento de Recursos Naturais de Utah enviou engenheiros para avaliar a segurança das represas da área.

A tempestade que afeta a Califórnia teve origem no Oceano Pacífico, perto do Havaí, provocando fortes nevascas nos pontos mais altos do Estado e chuvas torrenciais e fortes ventos nas partes mais baixas. O mau tempo forçou a interdição de várias estradas.

Em Utah, as autoridades alertaram que deve haver cheias no rio Virgin. Elas temem que isso provoque a ruptura da represa Trees Ranch. Além de Rockville, outras três localidades poderiam ser afetadas pela potencial ruptura da represa.

*Com EFE

    Leia tudo sobre: euacalifórniautahchuvasneveSchwarzenegger

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG