Chuva atrapalha busca por sobreviventes após terremoto na Índia

Forte tremor de 6,9 graus de magnitude deixou mais de 50 vítimas no país, no Nepal e no Tibete

iG São Paulo |

Forte chuvas dificultam os trabalhos das equipes de resgate que buscam sobreviventes de um terremoto de 6,9 graus de magnitude que atingiu Índia, Nepal e Tibete no domingo, deixando mais de 50 mortos e causando danos a cerca de 100 mil casas.

AP
Moradores passam por prédios danificados por terremoto em Katmandu, no Nepal

Densas nuvens impediram helicópteros de sobrevoarem regiões afetadas pelo terremoto, cujo epicentro aconteceu no Estado de Sikkim, na Índia, e que foi sentido a uma distância de mais de 800 km. Milhares de soldados que atuam nos esforços de resgate podem chegar a áreas isoladas apenas na terça-feira, porque muitos caminhos para as montanhas estão bloqueados.

"A situação não parece muito boa", disse uma autoridade da equipe de administração de desastres da ONU em Nova Délhi. "Acredito que o número de mortos e feridos irá aumentar."

"As pessoas ainda estão em pânico", disse Pawan Thapa, morador de Gagtok, capital de Sikkim. "Passamos a noite inteira fora de nossas casas."

A maior parte das mortes aconteceu no colapso de casas cujas estruturas já estavam enfraquecidas pelas chuvas de monções, que atingem partes de Sikkim há quatro dias.

O terremoto ocorreu às 6h10 (9h40 de domingo no horário de Brasília) e foi sentido em cinco países, incluindo Bangladesh e o reino budista de Butão. Pelos menos dois outros tremores se seguiram ao primeiro, um de 6,1 e outro de 5,3 grais de magnitude.

Fora da Índia, ao menos sete pessoas morreram no Nepal, incluindo um homem e duas crianças atingidos pelo colapso de um murdo próximo a Embaixada do Reino Unido em Katmandu. Cerca de 70 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave, e foram levadas ao hospital. A agência estatal de notícias chinesa Xinhua disse que o tremor também deixou sete mortos no Tibete.

Vários terremotos atingiram o norte e leste da Índia neste ano, mas nenhum causou grandes prejuízos ou mortes.

Com AP e Reuters

    Leia tudo sobre: terremotoíndianepaltibetetremor

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG