s leiloa colar que Henrique VIII deu a assessor - Mundo - iG" /

Christie s leiloa colar que Henrique VIII deu a assessor

Londres, 5 out (EFE) - Um colar de ouro que o rei Henrique VIII da Inglaterra (1491-1547) deu a um de seus assessores de confiança será leiloado no dia 6 de novembro em Londres, informou hoje a casa de leilões Christies.

EFE |

O chamado colar Coleridge é uma das relíquias mais importantes conservadas do período da Casa de Tudor, que governou a Inglaterra entre 1485 até 1603, e nunca tinha ido a leilão.

Adornado com o emblema da Casa de Tudor, um rosa de dez pétalas, a corrente poderia alcançar 300 mil libras (385 mil euros), segundo os cálculos dos leiloeiros.

Henrique VIII deu pessoalmente o colar a Sir Edward Montagu, um de seus mais íntimos colaboradores, em torno de 1546.

Esse tipo de cordão era uma prova da lealdade para com a Coroa, e a qualidade do metal com que era feito e a complexidade do desenho indicavam o status do dono.

Segundo os especialistas, o colar é semelhante ao usado pelo escritor, político e humanista inglês Thomas More (1478-1535) no famoso retrato pintado por Hans Holbein (1497/98-1543).

"O colar Coleridge é uma peça de história extraordinária e fascinante como uma obra de arte, mas também como uma rara relíquia Tudor", comentou Andreas Pampoulides, diretor da Christie's em Londres.

O cordão representa, ainda, "o único colar oficial completo que sobrevive da época de Henrique VIII, um dos monarcas europeus mais renomados", acrescentou.EFE pa/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG