Choques deixam 1 morto e dezenas de feridos na fronteira do Egito com Gaza

GAZA - Centenas de palestinos entraram em confronto nesta quarta-feira com forças de segurança egípcias na cidade de Rafah, na fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, por causa do atraso na chegada de 200 caminhões com mantimentos, deixando dezenas de palestinos feridos e um soldado egípcio morto, informaram fontes palestinas e egípcias.

iG São Paulo |

O comboio com suprimentos, liderado pelo parlamentar britânico George Galloway, atrasou na cidade portuária egípcia de Al-Arish na terça-feira (5), depois de ter tido sua entrada recusada em outro porto egípcio.
Palestinos carregam ferido na cidade de Rafah

Palestinos carregam ferido na cidade de Rafah/ AFP

A manifestação organizada pelo grupo islâmico Hamas começou de forma pacífica, mas acabou terminando em violência quando centenas de palestinos começaram a arremessar pedras através da barreira construída na fronteira entre o Egito e o território palestino. Os soldados egípcios responderam com disparos, segundo a BBC.
Segundo o Ministério de Saúde do Egito, o soldado morto, de 21 anos, foi atingido por dois tiros nas costas e morreu por causa dos ferimentos.
Segundo a televisão egípcia, acredita-se que os tiros tenham sido disparados por palestinos no lado de Gaza da fronteira.
Palestinos arremessam pedras contra forças egípcias

Palestinos arremessam pedras contra forças egípcias/ AFP

Um porta-voz do Conselho Legislativo Palestino em Gaza, Salah Bardaweel, disse à rede de TV CNN que 35 palestinos se feriram nos confrontos. Dez foram feridos por disparos e duas das vítimas estariam em estado grave.
O Egito e Israel impuseram um estrito bloqueio à Faixa de Gaza com o objetivo, segundo o governo israelense, de enfraquecer o Hamas, que tomou o controle do território em 2006, após expulsar as forças do partido laico Fatah.
*Com informações da AFP, BBC e CNN
Leia mais sobre a Faixa de Gaza

    Leia tudo sobre: egitofaixa de gazaoriente médiopalestinos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG