Choque de helicóptero ucraniano com plataforma no Mar Negro deixa 20 mortos

Vinte pessoas morreram nesta segunda-feira no choque de um helicóptero ucraniano com uma plataforma off shore no Mar Negro, anunciou a companhia estatal de gás da Ucrânia Naftogaz.

AFP |

"Vinte pessoas morreram", declarou o porta-voz do ministério ucraniano de Situações de Emergência, Igor Krol.

"O aparelho caiu na plataforma e explodiu", disse à AFP o porta-voz da Naftogaz, Valentin Zemlianski, que anunciara mais cedo a morte de 19 pessoas.

O helicóptero, um MI-8, que transportava uma equipe da plataforma da companhia ucraniana, tinha 20 pessoas a bordo, incluindo três tripulantes. Dezenove faleceram na hora e uma sobreviveu, de acordo com a Naftogaz.

A parte traseira do aparelho tocou na plataforma "Tavrida", uma exploração de gás off shore no Mar Negro, a 70 km da costa oeste da península ucraniana de Criméia.

"Provavelmente o acidente foi provocado por um erro do piloto", disse o porta-voz da empresa.

O incêndio posterior foi controlado em 10 minutos. O governo anunciou que não existe risco para a população e criou uma comissão para investigar as causas da catástrofe.

No dia 27 de março, 12 pessoas morreram na queda de um helicóptero, também um MI-8 da guarda de fronteira ucraniana, no sul do país, às margens do Mar Negro.

bur-ant/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG