Chineses voltam do espaço como heróis após caminhada inédita

Por Emma Graham-Harrison PEQUIM (Reuters) - Três astronautas chineses aterrisaram de volta à Terra neste domingo, após uma viagem de 68 horas que incluiu o inédito passeio no espaço fora da nave. O feito mostra o avanço tecnológico do país e foi comemorado pelas autoridades como uma grande vitória.

Reuters |

A cápsula espacial pousou com ajuda de um pára-quedas na região da Mongólia. O astronauta Zhai Zhigang foi o primeiro a deixar a nave e foi saudado com flores e aplausos. Ele comemorou o retorno e se disse orgulhoso com os avanços do país.

O premiê Wen Jiabao falou à nação, minutos depois da aterrisagem, que os astronautas eram heróis e que haviam colocado a China na elite dos três países que conseguiram ter um homem passeando no espaço.

A habilidade de caminhar no espaço é chave para o objetivo de montar um laboratório espacial.

O programa espacial da China gera inquietação entre o Ocidente e o Japão, que temem que os chineses possam ter ambições militares.

A primeira missão tripulada da China ao espaço foi há cinco anos. Os únicos outros países que já realizaram caminhadas espaciais foram Rússia e Estados Unidos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG