Chineses saúdam o Ano do Boi com grande animação

Por Ben Blanchard PEQUIM (Reuters) - Os chineses deram as boas vindas ao Ano do Boi com intensas comemorações neste domingo apesar dos temores com a economia, soltando rojões e fogos de artifício pelas ruas.

Reuters |

As celebrações devem durar até as primeiras horas da segunda-feira, oficialmente o primeiro dia do ano-novo lunar.

Partes de Pequim lembravam uma zona de guerra, com moradores enfrentando baixíssimas temperaturas para soltar seus fogos de artifício coloridos. Nuvens de fumaça e um mar de embalagens de rojões cobriam as ruas enquanto as explosões faziam as janelas vibrarem.

Acredita-se que os rojões afugentam maus espíritos e atraem o deus da prosperidade à porta de casa quando ano-novo chega.

O premiê Wen Jiabao, que em anos anteriores passou o feriado com populares como pacientes com Aids ou mineiros, visitou os sobreviventes do terremoto de maio passado em Sichuan, que matou mais de 80 mil pessoas.

O presidente Hu Jintao foi à antiga base revolucionária de Jinggangshan para visitar heróis da guerra que levou os comunistas ao poder em 1949 e visitou vilarejos locais, disse a TV estatal.

"Estou imensamente contente por vê-los se tornar mais prósperos a cada dia", disse Hu a uma multidão de populares que o saudava.

Em uma das comemorações no Templo da Terra, em Pequim, as pessoas se amontoavam em uma feira com atrações que iam da dança break à encenação de sacrifícios imperiais.

"Trouxe meus pais aqui para que desfrutem um pouco da cultura local. Como todos, espero que a vida este ano seja um pouco melhor do que no ano passado", disse a advogada Angela Zhu, de 29 anos.

"O feriado nos dá uma chance de escapar de nossas vidas comuns e desfrutar da esperança no futuro", acrescentou.

O Ministério dos Transportes estima que foram feitas mais de 63 milhões de viagens no sábado, à medida que muitas pessoas voltavam para casa para aproveitar o único feriado do ano para muitas delas.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG