Chineses estão mais civilizados depois dos Jogos Olímpicos (imprensa)

Com os esforços feitos para os Jogos Olímpicos de Pequim, os chineses estão mais civilizados e abandonaram alguns de seus maus costumes, como cuspir nas ruas ou furar filas, afirmou nesta sexta-feira a imprensa oficial.

AFP |

O curioso "indicador cívico", que registra minuto a minuto as mudanças nas boas maneiras dos moradores da capital chinesa, disparou 10% em relação ao ano passado, chegando a 82,68%, segundo o jornal China Daily.

Com base numa pesquisa realizada com 13.200 pessoas em 300 lugares públicos, após os Jogos Olímpicos, o indicador mostrou que apenas 0,75% dos entrevistados cospem quando e onde quiserem, o que representa uma queda de 2,5% em relação ao ano passado, indicou o jornal.

"A melhora mais significativa foi no costume de cuspir na rua", escreveu o jornal, ao divulgar nesta sexta-feira os resultados do estudo elaborado pela universidade Renmin da cidade.

A prefeitura de Pequim realizou nos últimos anos várias campanhas de sensibilização para educar os cidadãos antes dos Jogos Olímpicos.

Entre outras coisas, dedicou um dia por mês para ensinar as pessoas a respeitarem as filas de espera. Além disso, aumentou consideravelmente as multas para as pessoas que cospem nas ruas.

dma/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG