Nível dos oceanos aumentará 1,5 m até 2100, dizem cientistas http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/15/bush_vai_apresentar_estrategia_para_reduzir_emissao_de_gases_estufa_1273830.htmlBush apresentará estratégia para reduzir emissão de gases NYT: http://ultimosegundo.ig.com.br/new_york_times/2008/04/15/pequim_proibe_construcoes_na_tentativa_de_ter_uma_olimpiada_mais_limpa_1273186.htmlPequim proíbe construções para ter Olimpíada mais limpa " /
Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

China ultrapassa EUA e é o maior poluidor do mundo, segundo estudo

A China já superou os Estados Unidos e é hoje a maior emissora de gases causadores do efeito estufa, segundo um estudo da Universidade da Califórnia que será oficialmente publicado no mês que vem. O estudo se baseou em dados de 2004 e estima que a China se tornou o maior emissor de gases causadores do efeito estufa no período entre 2006 e 2007. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/15/nivel_dos_oceanos_aumentara_15_m_ate_2100_dizem_cientistas_1273216.htmlNível dos oceanos aumentará 1,5 m até 2100, dizem cientistas http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/15/bush_vai_apresentar_estrategia_para_reduzir_emissao_de_gases_estufa_1273830.htmlBush apresentará estratégia para reduzir emissão de gases NYT: http://ultimosegundo.ig.com.br/new_york_times/2008/04/15/pequim_proibe_construcoes_na_tentativa_de_ter_uma_olimpiada_mais_limpa_1273186.htmlPequim proíbe construções para ter Olimpíada mais limpa

Redação com agências internacionais |

Através de dados sobre o consumo de energias fósseis nas diferentes províncias chinesas, pesquisadores de Berkeley e San Diego calcularam que o crescimento anual das emissões de CO2 na China, entre 2004 e 2010, alcançaria 11% em média.

Estimativas anteriores, principalmente do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre a Evolução do Clima (GIEC), calculavam um aumento de apenas 2,5 a 5%, segundo esse informe, que será publicado na edição de maio de "Journal of Environmental Economics and Management".

"Nossas previsões mais exatas é que as emissões de CO2 da China deveriam ter superarado as dos Estados unidos em 2006, muito antes do que em 2020, como o esperado anteriormente", indicam os autores do estudo, os professores de economia Maximilian Aufhammer, de Berkeley, e Richard Carson, da Universidade de San Diego.

Os pesquisadores colheram informações de 30 escritórios regionais dos órgãos de proteção ambiental da China para indicar que as estatísticas oficiais divulgadas por Pequim estão subestimadas.

A conclusão do estudo sugere que a China mude radicalmente sua política energética, que é bastante dependente do carvão.

Poluição per capita

A pesquisa deverá ser publicada pela revista especializada Journal of Environment Economics and Management em maio.

Segundo o levantamento, se não houver mudança, a poluição causada pela China será várias vezes maior que a soma dos cortes de emissões feitos pelas nações ricas em cumprimento ao protocolo de Kyoto.

Entretanto, ainda que a China tenha se tornado em termos absolutos a nação que mais polui no mundo, na média per capita, o estilo de vida de um cidadão dos Estados Unidos gera entre cinco e seis vezes mais emissões de gases causadores do efeito estufa do que o de um indivíduo chinês.

'Realmente Chocante'

O pesquisador chefe que conduziu o estudo, Max Auffhammer, acredita que a conclusão do estudo é "realmente chocante".

Entretanto, ele diz que "não há razão para apontar o dedo aos chineses. Eles estão tentando retirar pessoas da pobreza e eles claramente precisam de ajuda".

Segundo Auffhammer, a "única solução é uma grande transferência de tecnologia (ambiental) e riqueza do ocidente".

Mas Auffhammer reconhece que as chances de isso acontecer são praticamente nulas.

(*Com informações da agência AFP e da BBC)

Leia mais sobre: poluição - aquecimento global


Leia tudo sobre: aquecimento global

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG