China tem 1,3 bilhão de habitantes, indica Censo

Levantamento indica crescimento da população idosa, diminuição do número de jovens e alto índice de migração para as cidades

iG São Paulo |

AP
Chineses lotam metrô de Pequim nesta quinta-feira

País mais populoso do mundo, a China anunciou nesta quinta-feira que possui 1,339 bilhão de habitantes, de acordo com dados do Censo 2010. Na última década, a população aumentou em 73,9 milhões.

O aumento registrado entre 2000 e 2010 é equivalente à população da Turquia e superior às de França ou Grã-Bretanha. Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas, a população chinesa em 2000 era de 1,265 bilhão de pessoas.

Segundo o Censo, a população chinesa cresce em ritmo mais lento do que no passado. Anualmente, a taxa de crescimento populacional fica abaixo de 1%. Segundo o governo, a política do "filho único", adotada desde os anos 1980, impediu cerca de 400 milhões de nascimentos.

O Censo 2010 reflete os efeitos da política: hoje, chineses maiores de 60 anos representam 13,3% da população, um aumento de quase 3% em relação ao levantamento de 2000. Pessoas com 14 anos ou menos representam 16,6% do país, uma queda de 6,29% desde a última década.

O levantamento também mostrou que quase metade dos chineses - 49,7% da população - vive nas cidades, um aumento de 36% em relação ao Censo de 2000.

Muitos trabalhadores deixaram as zonas rurais para trabalhar em fábricas e zonas industrais nos últimos dez anos, que foram de grande crescimento econômico para a China. Para alguns especialistas, os limites impostos ao número de filhos - criado como forma de controlar temporariamente o crescimento populacional - pode ameaçar o futuro econômico da China, já que pode faltar mão-de-obra.

"Os dados do Censo mostram que nosso país enfrenta desafios quanto à população, a economia e o desenvolvimento docial", afirmou Ma Jiantang, chede do Departamento Nacional de Estatísticas. "Primeiro, a tendência de envelhecimento está acelerando. Depois, o número de migrantes dentro do país está constantemente crescendo."

Com BBC e AFP

    Leia tudo sobre: chinapopulaçãocenso

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG