China saúda encontro de Hu Jintao e Obama

A China saudou nesta quinta-feira o encontro entre o presidente Hu Jintao e o americano Barack Obama na quarta-feira em Londres, que seria uma introdução para uma cooperação e compreensão maiores entre os dois países.

AFP |

Os dois líderes se reuniram pela primeira vez, à margem da reunião do G20 entre os governantes das potências desenvolvidas e dos países emergentes para buscar soluções à crise econômica mundial, e se comprometeram a aprofundar as relações diplomáticas e criar um diálogo sustentável e habitual sobre economia para cobrir todos os temas estratégicos bilaterais.

Obama também aceitou com "prazer" um convite de Jintao a visitar a China no segundo semestre, de acordo com a Casa Branca.

"A importância da cooperação é maior que no passado", afirmou o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Qin Gang.

"No novo mecanismo, os chefes de Estado nomearam dois representantes responsáveis por um diálogo estratégico e pelo diálogo econômico respectivamente".

"Os dois países aumentaram sua comprensão da cooperação bilateral".

A imprensa oficial chinesa também celebrou a ampliação do diálogo, que começará no meio do ano nos Estados Unidos e acontecerá anualmente, por considerar a mesma uma base crucial para melhorar a cooperação entre os países.

dma-sai/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG