China resgata operários presos em uma mina de carvão

Grupo de mineiros ficou preso após explosão. Acidente causou oito mortos

iG São Paulo |

Equipes de salvamento resgataram vivos 45 mineiros que ficaram 40 horas soterrados após um deslizamento de terra ocorrido em uma mina de carvão no centro da China , que causou a morte de oito trabalhadores, informou a agência de notícias oficial "Xinhua".

AP
Mineiro sai da mina andando após resgate neste sábado
O último dos resgatados saiu com os próprios pés, cumprimentando as pessoas do lado de fora, entre aplausos na mina Qianqiu, localizada na cidade de Sanmenxia, na província central chinesa de Henan.

Dos 75 mineiros que trabalhavam no turno quando ocorreu o desprendimento após um tremor de terra de baixa intensidade, 14 conseguiram escapar e quatro morreram na hora, aos quais se somaram outros quatro, cujos corpos foram encontrados neste sábado.

A mina tem capacidade de produção anual de 2,1 milhões de toneladas de carvão e pertence ao grupo Yima Coal, uma gigantesca mineradora estatal de Henan.

Segundo os socorristas, o acidente foi registrado na quinta-feira a uma profundidade de 760 metros, bloqueando uma passagem de 480 metros.

O tremor de magnitude 2,9 graus na escala Richter que atingiu Sanmenxia pouco antes foi, segundo especialistas, determinante para o acidente.

O setor do carvão chinês é o mais letal do mundo, com 2.433 mortos em 2010 em acidentes do setor, que fornece 70% da energia consumida pela segunda maior potência econômica do planeta.  

*** Com EFE, AP e AFP

    Leia tudo sobre: chinamineirosresgate

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG