toma nota do sucesso das eleições no Paraguai - Mundo - iG" /

China toma nota do sucesso das eleições no Paraguai

Pequim - O Governo chinês se limitou hoje a dizer que tinha tomado nota da realização, com sucesso, das eleições presidenciais no Paraguai, único aliado de Taiwan na América do Sul.

EFE |

O escritório do porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores disse em um breve comunicado que "o povo chinês sempre tem sentimentos de amizade para com o povo do Paraguai".

"Tomamos nota do êxito das eleições", afirmou o breve comunicado.

A vitória do candidato opositor da Aliança Patriótica para a Mudança (APC), Fernando Lugo, sobre a candidata do Partido Colorado, Blanca Ovelar, acabou com o mandato da legenda que estava há mais tempo no poder no mundo em eleições que, segundo os observadores internacionais, foram limpas e exemplares.

Hoje o diretor-geral para a América Latina no Ministério das Relações Exteriores de Taiwan, Simon Ko, expressou confiança em "reforçar os laços diplomáticos com nosso único aliado no continente".

"Manteremo-nos alerta em relação às ações de Pequim", disse Ko.

Taiwan e Paraguai mantêm estreitos contatos diplomáticos há 60 anos, e o presidente eleito de Taiwan, Ma Ying-jeou, prometeu manter os programas de cooperação.

Observadores políticos na ilha não descartam que os laços entre Taipé e Assunção se mantenham, embora na campanha eleitoral Lugo tenha se mostrado favorável às relações com a China.

Leia mais sobre: eleições no Paraguai

    Leia tudo sobre: eleições no paraguai

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG