aprecia o esforço construtivo de EUA e Coreia do Norte - Mundo - iG" /

China aprecia o esforço construtivo de EUA e Coreia do Norte

Pequim - A China declarou hoje que aprecia o esforço construtivo realizado pelas partes implicadas em relação à decisão dos Estados Unidos de retirar a Coreia do Norte de sua lista de países patrocinadores do terrorismo, informou a agência oficial de notícias, Xinhua.

EFE |

Assim o destacou o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Qin Gang, acrescentando que a China está agora "comprometida com que prosperem as negociações de seis países sobre a desnuclearização da Coreia do Norte".

Qin Gang pediu a todas as partes que iniciem a segunda fase das negociações "de um modo completo e equilibrado".

"Promover as conversas de seis lados serve ao interesse comum das partes implicadas e é, além disso, uma aspiração compartilhada pela comunidade internacional", assinalou.

A "China continuará reforçando a comunicação e a coordenação para impulsionar as conversas", acrescentou.

Os Estados Unidos anunciaram no sábado a saída da Coreia do Norte de sua lista de países patrocinadores do terrorismo, depois que Pyongyang aceitou abrir suas instalações nucleares à inspeção internacional.

O porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, ressaltou que a medida não foi adotada unilateralmente, mas com o consentimento de todos os envolvidos nas negociações de seis lados para conseguir a desnuclearização norte-coreana.

Participam do proceso EUA, Rússia, China, as duas Coréias e Japão, apesar deste último país apresentar a respeito da posição norte-coreana.

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG