China quer reduzir poluição às vésperas dos Jogos

O governo chinês anunciou nesta segunda-feira que irá fechar todos os canteiros de obras em Pequim nas três semanas anteriores aos Jogos Olímpicos numa tentativa de diminuir a poluição na cidade. De acordo com as novas medidas anunciadas pelo Departamento de Proteção Ambiental, a partir de 20 de julho as construções serão fechadas e as empresas produtoras de cimento terão que paralizar as atividades.

BBC Brasil |

Além disso, 19 empresas terão que reduzir suas emissões em até 30% e será proibido escavar, aplicar cimento e fazer pinturas externas com sprays.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, já havia alertado que poderia adiar algumas provas de resistência caso o nível de poluição estivesse excessivo. Há uma preocupação de que os atletas pudessem sofrer com a atmosfera nociva de Pequim.

Promessa
Quando a cidade se candidatou para abrigar os Jogos Olímpicos, em 2001, o governo prometeu oferecer um ambiente limpo para os atletas até a abertura do evento, em agosto de 2008.

No entanto, o correspondente da BBC em Pequim, James Reynolds, afirmou que o ar da cidade é geralmente muito ruim e que as autoridades estão encontrando dificuldades para manter a promessa.

Segundo ele, a poluição chega a ser tão excessiva que alguns dias não é possível enxergar mais do que algumas quadras à frente.

O governo declarou ainda que irá anunciar outras medidas restritivas para tentar diminuir a poluição, como reduzir o trânsito de carros pelas ruas da cidade.

Segundo Reynolds, caso nenhuma das medidas consiga reduzir a poluição em Pequim, as autoridades têm ainda um plano de contingência, mas o governo não anunciou quais restrições estariam envolvidas neste processo.

As autoridades afirmaram ainda que o governo irá fazer tudo o que for possível para honrar a promessa de oferecer um ambiente limpo para os atletas que irão participar das Olimpíadas neste ano.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG