deixem de desculpas na COP15 - Mundo - iG" /

China pede que países ricos deixem de desculpas na COP15

Copenhague, 16 dez (EFE).- O chefe da delegação chinesa na Cúpula da ONU da Mudança Climática (COP15), Su Wei, pediu hoje aos países industrializados para que deixem de desculpas e assumam sua responsabilidade histórica como causadores da mudança climática.

EFE |

Para Su, os países industrializados "não foram sinceros" no momento de apresentar suas ofertas de redução de emissões poluentes e chamou seus objetivos de "vagos".

Durante a conferência, os países emergentes acusaram os países ricos de quererem "liquidar" o Protocolo de Kioto (1997), em virtude de um acordo mais amplo que inclua objetivos de redução para os países em desenvolvimento e os Estados Unidos, que não ratificou o documento.

Su sustentou que os países emergentes "já estão atuando" para mitigar o aquecimento e pressionou os países ricos a não "justificarem sua própria inação" no fato de que a "mentira" de que países como China, Brasil, Índia e África do Sul "não estão fazendo nada".

Segundo Su, a presença na cúpula do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, que chegou hoje a Copenhague, favorecerá os encontros bilaterais e unilaterais com outros chefes de Estado e de Governo que "influirão positivamente" no resultado da COP15.

O chefe da delegação chinesa disse também que a nova minuta anunciada hoje pela Presidência dinamarquesa ainda não foi apresentada às delegações na sessão plenária e expressou seu desejo de que o documento final "tenha como base" os dois textos definidos nos grupos de trabalho.

"Deve ser um processo de baixo para cima, que expresse as opiniões de todas as partes e não um texto imposto por alguns poucos", afirmou Su. EFE nvm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG