genocídio cultural no Tibete - Mundo - iG" /

China nega acusações de genocídio cultural no Tibete

Pequim, 25 set (EFE).- O Governo chinês emitiu hoje um livro branco informando sua política cultural, religiosa e econômica na região do Tibete (sudoeste da China), e com a qual tenta negar as acusações de genocídio cultural lançadas com freqüência pelo dalai lama, líder religioso e político tibetano no exílio.

EFE |

Meio ano após os distúrbios étnicos vividos em Lhasa o Conselho de Estado chinês quis demonstrar que respeita a cultura tibetana e que esta não está desaparecendo.

Segundo esta entidade, a cultura tradicional do Tibete foi "herdada apropriadamente, protegida efetivamente e promovida vigorosamente".

O documento explica a evolução do Tibete nos últimos 50 anos e conclui que a região viveu um desenvolvimento "sem precedentes", tanto no aspecto econômico quanto no cultural.

"Os fatos provam que o dalai lama e sua camarilha são os representantes e guardiões da cultura do velho Tibete, enquanto a República Popular da China e seu Governo local são os que realmente protegem e desenvolvem a cultura tibetana", afirma.

Em um documento de 30 páginas sobre investimentos e iniciativas realizadas sobre o assunto, Pequim afirma que atualmente a liberdade religiosa é respeitada no Tibete, assim como a língua tibetana e as atividades religiosas "normais" são protegidas.

Pequim aproveitou o documento para atacar novamente o dalai lama, acusando-o de querer manter o Tibete como um "fóssil vivente" e dizendo que suas reivindicações por uma autonomia pretendem "restaurar a lei teocrática" na região.

As autoridades chinesas acusaram o dalai lama de estar por trás dos distúrbios em Lhasa em março, oportunidade na qual 19 pessoas morreram pelos ataques de rebeldes tibetanos, segundo Pequim.

No entanto, os tibetanos no exílio asseguram que os protestos foram pacíficos e que em sua repressão morreram 400 pessoas. EFE gmp/fh/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG