palavras positivas de Obama - Mundo - iG" /

China mostra satisfação por palavras positivas de Obama

Pequim, 30 mar (EFE).- A China expressou nesta terça-feira agradecimento às palavras positivas do presidente americano, Barack Obama, em seu encontro com o novo embaixador chinês em Washington, em um dos primeiros indícios de reaproximação após vários meses de tensões entre os dois países.

EFE |

"A China avalia positivamente o fato de que a parte americana reafirme seu compromisso nos assuntos de Taiwan e Tibete", destacou o porta-voz de Assuntos Exteriores chinês, Qin Gang, em comunicado de imprensa.

A reação chinesa acontece pelo fato de Obama ter se comprometido a "desenvolver uma relação mais positiva com a China", na apresentação de credenciais do novo embaixador do país asiático nos EUA, Zhang Yesui.

"O presidente também ressaltou a necessidade de os EUA e a China trabalharem juntos, e com a comunidade internacional, em assuntos críticos como a não-proliferação ou a busca de um crescimento sustentado e equilibrado", destacou comunicado da Casa Branca.

China e EUA protagonizaram desde o início do ano vários conflitos diplomáticos, devido a questões como o plano americano de vender armamento a Taiwan ou a reunião recente entre Obama e o Dalai Lama, líder religioso e espiritual tibetano.

Conflitos comerciais pela imposição mútua de tarifas a vários produtos, e a decisão do multinacional americano Google de fechar sua versão chinesa também aumentaram as tensões. EFE abc/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG