forte insatisfação com agressão a seu premiê - Mundo - iG" /

China mostra forte insatisfação com agressão a seu premiê

Pequim, 3 fev (EFE).- O Governo e os internautas da China mostraram sua forte insatisfação com o lançamento de um sapato no primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, durante um evento no Reino Unido.

EFE |

Em comunicado na página oficial da Chancelaria chinesa, a porta-voz Jiang Yu assegura que o Reino Unido se desculpou pelo incidente e que as autoridades resolverão a situação aplicando a lei.

Um manifestante defensor dos direitos humanos lançou um sapato contra o primeiro-ministro chinês durante uma conferência na Universidade de Cambridge, embora objeto não tenha chegado a atingir o premiê.

Segundo o comunicado oficial do Governo chinês, "um homem tentou desesperadamente quebrar a ordem na sala. Seu comportamento encontrou uma forte oposição em toda a platéia e ele foi vaiado e retirado do local. Todos os presentes deram um longo e cálido aplauso ao primeiro-ministro por seu excelente discurso".

"Os fatos demonstraram que o desprezível comportamento do agressor é extremamente impopular e que não pode afetar de modo algum as crescentes relações amistosas e de cooperação entre China e Reino Unido", diz a porta-voz na nota.

Nos maiores portais de internet da China, a reação dos internautas também foi rápida e contundente.

"Só a inveja pode levar a isto. Não podem ver a China como um país que está se levantando em todos os setores. Têm medo do desenvolvimento da China", assegurou, por exemplo, um internauta no site "Sohu". EFE gmp/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG