Encontro sobre clima da ONU pede que negociações acelerem" / Encontro sobre clima da ONU pede que negociações acelerem" /

China mantém posto de maior poluidor do planeta em 2007, segundo estudo

A China foi responsável em 2007 por dois terços do aumento da poluição por dióxido de carbono (CO2) no mundo e poluiu muito mais que os Estados Unidos, segundo um estudo divulgado nesta sexta-feira pela Agência Holandesa de Avaliação do Meio Ambiente (PBL). http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/06/13/encontro_sobre_mudanca_climatica_da_onu_pede_que_negociacoes_acelerem_1358656.htmlEncontro sobre clima da ONU pede que negociações acelerem

AFP |

Com suas emissões de CO2 em alta de 8%, a China foi responsável em 2007 por dois terços do aumento desse tipo de poluição, que subiu 3,1% no total, segundo o estudo holandês.

"Estima-se que as emissões de CO2 chinesas sejam 14% superiores às dos Estados Unidos", indicou o texto.

Com 24% das emissões mundiais de CO2, a China lidera a lista dos países mais poluidores do planeta, seguida por Estados Unidos (21%), por um grupo de quinze países membros da União Européia (12%), pela Índia (8%) e pela Rússia (6%), segundo o estudo, baseado nas estatísticas do grupo petroleiro BP e da indústria do cimento.

A fabricação de cimento, a principal fonte de emissões de CO2 depois da combustão de hidrocarbonetos (5% das emissões totais), aumentou 10% na China em 2007, para representar 51% da produção mundial, segundo a PBL.

A agência ressaltou que o recente terremoto na província chinesa de Sichuan (sudoeste) -que causou a destruição de cidades inteiras- leva a crer que a demanda por cimento seguirá aumentando.

A agência holandesa indicou também que o último inverno no hemisfério norte relativamente ameno e o aumento do preço do petróleo fizeram com que a poluição com CO2 tenha permanecido estável em um conjunto de quinze países da UE.

Pelo contrário, nos Estados Unidos aumentou 1,8% entre 2006 e 2007 devido a um inverno relativamente intenso.

Leia mais sobre: aquecimento global - China

    Leia tudo sobre: aquecimento globalchina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG