China liberta 3 ativistas dos direitos humanos

Pequim, 24 ago (EFE).- Três conhecidos defensores dos direitos humanos na China foram libertados pelas autoridades chinesas, em um gesto que alguns especialistas consideram dirigido aos Estados Unidos, após o anúncio da visita do presidente americano, Barack Obama, ao país em novembro, informou hoje a imprensa chinesa.

EFE |

Os três ativistas foram libertados no fim de semana, coincidindo com a chegada à China do novo embaixador americano em Pequim, o republicano Jon Huntsman, afirmou o jornal "South China Morning Post".

A imprensa destaca, principalmente, a libertação sob fiança do advogado Xu Zhiyong, que ganhou fama internacional pela defesa dos pais de crianças vítimas no ano passado do escândalo do leite contaminado com melamina.

Xu, de 36 anos, foi detido em 29 de julho sob acusação de fraude fiscal, mas organizações pró-direitos humanos criticaram a detenção e a qualificaram de mais uma manobra para atacar a crescente atividade de advogados chineses em defesa da sociedade civil e dos direitos humanos.

O advogado, recebido por amigos e simpatizantes após ser libertado, agradeceu o apoio nacional e internacional recebido depois de ser detido, mas afirmou que, no futuro, tentará manter o "low profile" ao dirigir casos midiáticos como o do leite contaminado.

Zhuang Lu, assistente de Xu e detido também em 29 de agosto, é outro ativista libertado, no sábado passado.

Por último, foi informada em vários sites e blogs chineses a libertação do professor Ilham Tohti, de etnia uigur e detido no início de julho pouco depois das revoltas de Urumqi, nas quais 198 pessoas morreram, segundo o Governo chinês.

Organizações pró-direitos humanos temem que a proximidade do 60º aniversário da fundação da República Popular da China, em 1º de outubro, seja aproveitada pelo Governo para lançar uma campanha contra ativistas e dissidentes, semelhante às de anos anteriores.

EFE abc/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG