China lançará satélite de telecomunicações para a Venezuela

Pequim, 29 out (EFE).- A China lançará na madrugada da próxima quinta-feira (local) um satélite de telecomunicações para a Venezuela, informou hoje o Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan.

EFE |

Esta será a primeira vez que o gigante asiático realiza um lançamento espacial comercial para um país da América Latina.

"O lançamento está previsto para a meia-noite (local), e mesmo com a possibilidade de chuva para o horário não pretendemos trocá-lo por enquanto", disse hoje à Agência Efe um porta-voz oficial do centro.

O centro não forneceu detalhes como o preço do contrato, ou dados técnicos do satélite.

Até hoje, a China realizou 28 lançamentos comerciais e enviou ao espaço 34 satélites estrangeiros.

Segundo fontes em Caracas, o projeto assinado com a China para a construção e lançamento do satélite chega a US$ 241 milhões, com um investimento adicional de US$ 165 milhões na Venezuela para a construção de duas estações de controle nos estados de Bolívar e Guárico.

A ministra de Ciência e Tecnologia da Venezuela, Nuris Orihuela, viajou à China para o lançamento, e os venezuelanos poderão acompanhá-lo ao vivo pelas emissoras "Venezolana de Televisión" ("VTV") e "Telesur". EFE pc/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG