China exibirá na internet eclipse solar de 1º de agosto

Pequim, 29 jul (EFE).- Os sites da Academia Chinesa de Ciências, do Observatório Astronômico da Montanha Púrpura e do Observatório Astronômico Online de Xangai transmitirão ao vivo em 1º de agosto o primeiro eclipse solar da China no século XXI.

EFE |

Poucos terão a oportunidade de ir ao pequeno condado de Yiwu, na região autônoma Uygur de Xinjiang, no noroeste do país, onde se obterá a melhor vista do eclipse total.

Segundo a Divisão de Ciências Técnicas de Informação (ITS, sigla em inglês) da Academia Chinesa de Ciências, o site da instituição seguirá o fenômeno a partir de Xian, capital provincial de Shanxi, no centro do país, e porá dois especialistas à disposição dos internautas que desejem conhecer melhor o fenômeno.

Embora o eclipse não seja visível de Pequim, poderá ser observado de forma parcial das províncias de Shanxi e Gansu, e até em Hong Kong, informou hoje a agência oficial chinesa "Xinhua".

O eclipse solar total é um acontecimento único em que a interposição da Lua entre o Sol e a Terra faz com que a estrela apareça como um anel de luz com o centro escurecido, produto da sombra do globo terrestre.

O eclipse poderá ser acompanhado pelos sites www.cas.cn, www.pmo.jsinfo.net e www.astron.sh.cn. EFE pa/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG