China executa 8 condenados por tráfico de drogas

Pequim, 25 jun (EFE).- Oito pessoas condenadas por tráfico de drogas foram executadas e outras três sentenciadas à pena de morte hoje na China, no véspera do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

EFE |

A agência oficial "Xinhua" disse que o Supremo Tribunal Popular da China informou que seis pessoas condenadas por "fabricação e tráfico de drogas" e outras duas por tráfico de entorpecentes foram executadas esta manhã.

Além disso, outro tribunal da província de Cantão, sul, emitiu um veredicto de pena de morte para três acusados -entre eles, um nigeriano- por traficar heroína.

A legislação chinesa determina que se uma pessoa consome, comercializa, transporta ou fabrica um quilo de entorpecentes, a condenação será de um mínimo de sete anos de prisão, e contempla a aplicação da pena capital para os casos mais graves.

O Ministério da Segurança Pública da China informou que durante 2008 as equipes antidroga do país detiveram 65 mil pessoas envolvidas com tráfico de drogas.

Além disso, a China comemora este ano o centenário da Comissão Internacional do Ópio, a primeira experiência multilateral de colaboração para o controle da produção, o tráfico e o consumo de drogas da história, assinada em 26 de fevereiro de 1909. EFE gmp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG