China enviará primeira sonda orbital a Marte em outubro

Pequim, 29 mai (EFE).- A China impulsiona seu programa espacial e anunciou hoje a intenção de mandar antes do final deste ano sua primeira sonda interplanetária a Marte.

EFE |

Segundo a imprensa estatal, a nave, denominada "Yinghuo I" (Pássaro de Fogo I), será lançada em um foguete russo que levará outro aparelho para explorar a lua marciana de Phobos.

A Academia de Tecnologia Aeroespacial de Xangai (SAST) assegurou que a nave passou por todos os testes para entrar em órbita.

"O 'Yinghuo I' entrará na órbita de Marte em 2010, após uma viagem de 380 milhões de quilômetros durante 10 meses. No entanto, a nave só orbitará ao redor do planeta e não posará nele", declarou Zhang Weiqiang, vice-secretário do Comitê do Partido Comunista da China (PCCh).

A sonda chinesa é um dispositivo de tamanho reduzido, que mede apenas 75 centímetros de comprimento, 75 de largura e 60 de altura, além de pesar 115 quilos.

O lançamento está previsto para outubro deste ano na base de Baikonur, no deserto do Cazaquistão.

O "Yinghuo I" centrará sua missão no estudo do ecossistema externo de Marte, mediante a captação de fotografias e dados, que servirão para estudar os campos magnéticos e o vento solar do planeta. EFE gmp/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG