China enviará navios para combater piratas no Golfo de Áden

Pequim, 18 dez (EFE).- A China enviará navios destróieres para se unir à frota internacional que lutará contra os piratas no Golfo de Áden, informou hoje uma fonte do Ministério de Assuntos Exteriores chinês.

EFE |

"Decidimos enviar navios da Marinha para lutar contra os piratas na Somália. Estamos realizando os preparativos", confirmou hoje o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Liu Jianchao, em entrevista coletiva.

Liu disse que 20% dos 1.265 navios chineses que atravessaram o Golfo de Áden este ano foram atacados por piratas.

O porta-voz confirmava, assim, as informações que surgiram ontem no jornal chinês "Global Times", que, citando oficiais não identificados, indicavam que China se uniria à frota internacional nessa zona do Oceano Índico, entre Iêmen e Somália.

Segundo o jornal, é a "maior mobilização naval chinesa desde o século XV", formada por dois destróieres de guerra e um navio de abastecimento, uma frota que deve zarpar da ilha de Hainan em 25 de dezembro, embora o porta-voz não tenha confirmado datas.

Até agora, a China era o único dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU que não tinha anunciado o envio de sua Marinha ao Golfo de Áden.

A decisão ocorre depois que piratas na Somália atacaram ontem um navio chinês e, segundo o Centro de Informação sobre Pirataria, com escritório em Kuala Lumpur, a embarcação foi resgatada pela força internacional.

Neste sentido, Liu expressou em nome de seu Governo "uma sincera gratidão à Malásia por sua grande ajuda" no resgate.

Acrescentou que a decisão de enviar sua Marinha ao Golfo de Áden responde "a um pedido de assistência internacional do Governo da Somália para acabar com os piratas".

"A China apóia firmemente a cooperação internacional contra os piratas e apóia as leis internacionais", acrescentou o porta-voz, ao referir-se ao artigo 7 da Carta da ONU. EFE mz/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG