Produtos farão parte dos presentes nacionais entregues durante as celebrações dos 60 anos da rainha Elizabeth no trono britânico

A China enviou um total de 55,1 mil objetos de porcelana ao Reino Unido para as celebrações dos 60 anos do reinado de Elizabeth 2ª , a segunda rainha com mais tempo no trono britânico depois da rainha Victoria (1837 - 1901).

Leia também: Elizabeth 2ª completa 60 anos no trono britânico

A rainha Elizabeth 2ª sorri durante visita ao Kings Lynn Town Hall, no leste da Inglaterra, no dia em que seu reinado completa 60 anos (6/2/2012)
AP
A rainha Elizabeth 2ª sorri durante visita ao Kings Lynn Town Hall, no leste da Inglaterra, no dia em que seu reinado completa 60 anos (6/2/2012)

Segundo informou à agência Efe a empresa de cerâmicas Tangshan Imperial Hero Ceramics, encarregada da fabricação de 31,7 mil dos objetos de porcelana solicitados, a ordem do pedido já foi cumprida para que artesãos da família real britânica imprimam decorações próprias.

Já um porta-voz da empresa Henrui Ceramics, encarregada da fabricação das 14,4 mil peças restantes, que não quis se identificar, afirmou ter entregue as peças terminadas de pratos de porcelana fina com o desenho da rainha sobre a superfície, favorecendo, sobretudo, a cor vermelha.

Avaliados em US$ 300 mil, os pratos farão parte dos presentes nacionais que serão entregues durante as celebrações. O desenho e o estilo decorativo deles, de acordo com a imprensa chinesa, foi decisão britânica.

Os artigos exportados, além dos pratos, incluem xícaras de porcelana branca e também serão parte dos presentes entregues durante os cinco meses de celebrações, de fevereiro a junho, nos quais se lembrará o também chamado Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth 2ª.

Os pratos de porcelana fina - bone China -, mundialmente reconhecidos como os de melhor qualidade no mundo, são fabricados também em países como o Reino Unido, Alemanha, Japão, e o Sudeste Asiático.

As empresas chinesas selecionadas para fabricar a cerâmica na China estão na cidade de Tangshan, na província de Hebei, no nordeste da China.

Tangshan é conhecida como a "capital da porcelana na China", famosa pela alta qualidade de sua porcelana, e seus produtos são, em grande parte, exportados a países como os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

Nascida em 1926, a rainha Elizabeth 2ª, considerada atualmente como "tesouro nacional" e até mesmo "avó do povo" pela imprensa britânica, chegou ao trono em 6 de fevereiro de 1952 e junto com Elizabeth 1ª (1533-1603) e Victoria, sua tataravó, é considerada como uma das rainhas mais influentes da Inglaterra.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.