China emite notas de yuan comemorativas das Olimpíadas

Começam a circular nesta terça-feira na China seis milhões de cédulas de 10 yuan comemorativas dos Jogos Olímpicos. As notas, que equivalem a cerca de R$ 2,30 cada, são de cor verde-clara e foram especialmente decoradas com a temática Olimpíca, informou a agência estatal de notícias Xinhua nesta segunda-feira.

BBC Brasil |

De um lado, há uma imagem do estádio nacional, o Ninho de Pássaro, com o emblema vermelho dos Jogos de Pequim.

Contra a luz, é possível se ver uma marca d'água com o número 10.

No fundo, aparece a silhueta do Templo do Céu, uma das principais atrações turísticas da capital chinesa.

O estádio substituiu o rosto de Mao Tsé-Tung, o fundador da China comunista, que desde os anos 80 decora em tons de azul-escuro a nota de 10 yuan.

No verso da cédula está escrito 2008 e há uma antiga estátua grega de um lançador de discos, Discóbulo, junto a pequenas ilustrações de modalidades Olímpicas.

Ao invés da estátua grega, as notas comuns apresentam no verso as águas da hidroelétrica de Três Gargantas, que é a maior do mundo.

Além de diferentes na cor, as cédulas comemorativas também são um pouco maiores do que as tradicionais, com 14,8 cm de comprimento e 7,2cm de largura, ao invés de 14,0cm e 7,0cm.

Milênio
A última vez que o rosto de Mao Tsé-Tung cedeu espaço para ilustrações comemorativas foi em 2000, quando a China emitiu notas com o dragão da prosperidade para marcar a virada do milênio.

Normalmente, apenas o retrato de Mao Tsé-Tung ilustra as notas de yuan e atualmente a opinião pública debate se outros grandes líderes também não mereceriam a honraria.

Entre os nomes cotados estão Deng Xiao-ping, que foi o responsável pelas reformas de 1978 que conduziram a China à atual prosperidade, e Sun Yat-sen, revolucionário que acabou com o império e estabeleceu a república em 1911.

A imagem do grande líder Mao passou a decorar o dinheiro chinês 14 anos após a morte dele, em 1976.

Durante os anos maoístas, as notas de yuan apresentavam imagens tipicamente comunistas de trabalhadores altivos e sorridentes nas indústrias e nos campos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG