China e Taiwan assinam acordos sobre transporte e turismo

China e Taiwan assinaram nesta sexta-feira acordos que prevêem a implementação de vôos regulares entre a ilha e o continente, permitindo que turistas chineses visitem Taiwan, segundo a televisão chinesa.

AFP |

O acordo sobre vôos regulares deve permitir, nos finais de semana, trajetos entre Taiwan e várias cidades chinesas, e não apenas durante os feriados nacionais como era feito até hoje.

O acordo foi assinado pelos presidentes dos dois organismos semi-oficiais responsáveis pelas negociações, a Fundação para Comércio Entre as Duas Margens (SEF), do lado taiwanês, e a Associação para as Relações Entre as Duas Margens (Arats), do lado chinês.

Taiwan e China não mantêm relações governamentais formais.

Os acordos, cujos detalhes ainda não haviam sido divulgados na manhã desta sexta-feira, foram alcançados na segunda jornada de diálogo direto retomado entre Pequim e Taipei.

Nesta quinta, os dois organismos concordaram em agendar uma visita do negociador chinês à ilha este ano, e discutir a abertura de um escritório chinês em território taiwanês e vice-versa, cuja função será facilitar o comércio e as viagens entre um e outro.

ger/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG