China é favorável ao acordo nuclear do Irã

País anuncia que vai apoiar o acordo de troca de combustível nuclear assinado na segunda-feira por Irã, Brasil e Turquia

AFP |

O governo da China anunciou nesta terça-feira ser favorável ao acordo para a troca de combustível nuclear iraniano em território turco, assinado na segunda-feira por Irã, Brasil e Turquia.

"Apoiamos o acordo, consideramos importante", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Ma Zhaoxu. "Esperamos que isto ajude a promover uma solução pacífica à questão nuclear iraniana", acrescentou Ma Zhaoxu.

Irã, Turquia e Brasil assinaram na segunda-feira um acordo de troca de combustível nuclear iraniano em território turco para desbloquear a crise provocada pela decisão de Teerã de enriquecer urânio a 20%.

Mas as potências ocidentais manifestaram desconfiança a respeito do acordo assinado por dois países emergentes à margem das negociações com o grupo 5+1 com o Irã, que estão congeladas.

Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Alemanha, assim como Israel, acusam o Irã de tentar produzir armamento atômico, o que Teerã nega, e propõem novas sanções da ONU contra a república islâmica. A China, aliado do Irã, defende o diálogo e é contra novas sanções.

    Leia tudo sobre: IrãBrasilMahmoud Ahmadinejadprograma nuclearChina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG