China e EUA se opõem ao lançamento de míssil norte-coreano

China e Estados Unidos se opõem que a Coreia do Norte realize o lançamento de mísseis, declarou nesta quarta-feira, em Pequim, o novo emissário americano para Pyongyang, Stephen Bosworth.

AFP |

"Nossos países acham que disparar um míssil não seria uma boa idéia", afirmou Bosworth à imprensa após uma reunião com o ministro chinês das Relações Exteriores, Yang Jiechi.

O regime comunista norte-coreano, aliado de Pequim, realizou seu primeiro teste nuclear em outubro de 2006 e está envolvido desde agosto de 2003 em delicadas negociações diplomáticas a seis (Coreia do Sul, Coreia do Norte, Estados Unidos, Japão, China e Russia) para abandonar seu programa nuclear.

Recentemente, a Coreia do Norte anunciou que pretende lançar um satélite, apesar das advertências da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, que temem o disparo de um míssil de longo alcance.

Bosworth chegou na terça-feira a Pequim para um giro asiático durante o qual iniciará conversações sobre o programa nuclear do regime norte-coreano.

Segundo a China, essa visita incluirá reuniões com Jiechi e outros altos funcionários para tratar da retomada do estancado processo de negociações sobre o desmantelamento nuclear norte-coreano.

dma/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG