China e EUA discutem sobre relação com Taiwan e Coreia do Norte

Pequim, 23 jun (EFE).- Altos cargos de Defesa da China e dos Estados Unidos se reuniram hoje em Pequim para debater sobre as relações militares entre as potências, informou a agência oficial Xinhua.

EFE |

Taiwan e Coreia do Norte são os principais pontos debatidos no encontro.

O subcomandante do Estado-Maior do Exército da Libertação Popular (ELP) chinês, Ma Xiaotian, e a subsecretária de Defesa americana, Michele Flourney, lideraram as duas delegações, que voltarão a se reunir na capital chinesa amanhã.

Xiaotian destacou que as reuniões acontecem em um "momento crucial", meses depois que as Forças Armadas dos dois países se distanciaram por causa da venda, no ano passado, de um contingente de armamento dos EUA a Taiwan, por US$ 6,5 bilhões.

A previsão é que a situação na Coreia do Norte, depois do segundo teste nuclear realizado em maio, seja o principal tema das conversas, onde os EUA voltarão a pedir a Pequim que use sua influência em Pyongyang para deter a escalada armamentista.

"Sob as atuais circunstâncias, é natural para a China e para os EUA discutirem a situação na Península Coreana", destacou o porta-voz de Assuntos Exteriores chinês Qin Gang, em entrevista coletiva.

"Damos muita importância a estas consultas e esperamos alcançar resultados positivos", acrescentou.

Michele também deve se reunir com o ministro da Defesa chinês, Liang Guanglie, antes de continuar sua viagem pela Coreia do Sul, na próxima sexta-feira. EFE abc/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG