papel ativo da Rússia na Geórgia - Mundo - iG" /

China e Ásia central apóiam papel ativo da Rússia na Geórgia

A China e quatro países da Ásia Central manifestaram apoio ao papel ativo da Rússia no conflito na Geórgia, de acordo com o rascunho de um comunicado conjunto divulgado pelo Kremlin.

AFP |

A China e os outros países "apóiam o papel ativo da Rússia em sua contribuição para a paz e a cooperação na região", afirmam as nações em um comunicado assinado pelos presidentes de seis Estados presentes em uma reunião de cúpula regional da Organização de Cooperação de Xangai: Rússia, China e quatro antigas repúblicas soviéticas da Ásia central (Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Tadjiquistão).

No entanto, em Pequim o governo da China reiterou preocupação com a decisão russa de reconhecer a independência das regiões separatistas georgianas.

"A China está preocupada com os últimos acontecimentos na Ossétia do Sul e Abkházia", disse o porta-voz da diplomacia chinesa, Qin Gang.

"Estamos muito preocupados com a complicada situação da Ossétia do Sul e Abkházia, e esperamos que os países envolvidos encontrem uma solução com diálogo", acrescentou.

Mais cedo, o presidente russo, Dmitri Medvedev, anunciara que a China e os países da Ásia central haviam adotado uma "posição unida" para apoiar as ações de Moscou na Geórgia.

"Estou seguro de que a posição unida terá ressonância internacional", disse Medvedev em Dushanbe, capital do Tadjiquistão.

dt/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG