China desmantela 12 células antiterroristas, segundo imprensa estatal

A Polícia chinesa conseguiu desmantelar 12 células terroristas na região de Xinjiang (oeste), de maioria muçulmana, como parte das operações de segurança lançadas às vésperas dos Jogos Olímpicos que terão início em agosto, informou nesta quarta-feira a imprensa estatal.

AFP |

Os grupos desmantelados pela Polícia têm vínculos com organizações terroristas internacionais, segundo o Beijing News citando fontes locais.

Esta é a última de uma série de operações da China destinadas a reduzir a ameaça do terrorismo islâmico antes do evento olímpico.

De acordo com a emissora de rádio com sede nos Estados Unidos, Radio Free Asia, dois muçulmanos condenados por terrorismo foram executados na semana passada em Kashgar e outros 15 foram condenados à prisão.

A agência oficial Nova China informou que na semana passada que 82 pessoas foram detidas, acusadas de preparar ataques durante as Olimpíadas.

Outros cinco supostos terroristas foram mortos a tiros na semana passada na capital de Xinjiang, Urumqi.

Organizações de Direitos Humanos acusam as autoridades de Pequim de exagerar a ameaça terrorista para pôr fim à dissidência em Xinjiang.

dma/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG