China anuncia descoberta de fósseis de grande dinossauro

Um grupo de paleontologistas encontrou no leste da China o que acredita ser um dos maiores conjuntos de fósseis de dinossauros localizados até hoje no planeta, incluindo os ossos de um enorme ornitorrinco, informa a imprensa estatal.

AFP |

Os cientistas descobriram 15 zonas ao redor da cidade de Zhucheng, na província de Shandong, que contêm milhares de ossos de dinossauros, destaca o jornal Beijing News.

"Este grupo de fósseis de dinossauros é o maior já encontrado no mundo em termos de área", afirmou Zhao Xijin, paleontologista da Academia Chinesa de Ciências.

Em uma área de 300 metros por 10 metros foram localizados mais de 3.000 ossos, segundo a imprensa. Desde o início dos trabalhos, em março, os cientistas retiraram mais de 7.600 ossos, incluindo os do maior ornitorrinco conhecido até hoje: um exemplar de nove metros de altura com uma envergadura superior a 16 metros.

Zhao explicou que a descoberta de tantos dinossauros em uma mesma zona pode fornecer pistas sobre a extinção destes animais, ao fim do período cretáceo, há 65 milhões de anos.

Nesta região da China já foram encontradas mais de 50 toneladas de fósseis de dinossauros desde 1960.

sai/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG